Outros projetos

NOS 18 ANOS DE ATIVIDADES DO INSTITUTO RAÍZES, INÚMEROS PROJETOS FORAM DESENVOLVIDOS, ELENCAMOS ABAIXO OS DE MAIOR DESTAQUE NA GRADE DE REALIZAÇÕES FACTUAIS, POR ANO, PROJETO, OBJETO ETC:

1999 A 2003 – FAZENDO ARTE

Projeto de inserção sócio-educacional voltado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em colaboração coma Secretaria Municipal de Cultura de Ferraz de Vasconcelos – com 1.200 participantes. A entidade utilizou recursos próprios.

2000 – BRASIL EMPREENDEDOR

Programa de Qualificação e Requalificação em Empreendedorismo para jovens e adultos, em parceria com a Associação Mitras Para o Desenvolvimento Educacional e Cultural (AMDECS) e o SEBRAE, com a participação de 2.200 pessoas de municípios do Alto Tietê e São Paulo.

2002 a 2005 – EDUCAR PARA MUDAR

Alfabetização de jovens e adultos, em parceria com o Conselho Comunitário de Educação Cultura e Ação Social e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com 5.000 alunos.

2002 a 2005 – EDUCAR PARA MUDAR

Seminários voltados à elaboração do processo de aprendizagem, voltado a coordenadores pedagógicos e educadores, para 1.600 participantes, em parceria com o Conselho Comunitário de Educação Cultura e Ação Social e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

2002 a 2005 – TRABALHANDO O IMAGINÁRIO PARA A DEMOCRACIA RACIAL

Qualificação de pessoal voltada à implementação nas escolas da Lei 10.639, que introduz o ensino de história e tradições afro-brasileiras nas escolas da rede municipal, para coordenadores pedagógicos, educadores e lideranças comunitárias, nos 26 Estados e no Distrito Federal, em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Negra – CECUN e o Ministério da Justiça. Formou 200 pessoas.

2002 – QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Programa de curso de armador de ferragem e manutenção predial com 32 profissionais formados, jovens e adultos, em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ferraz de Vasconcelos.

2002 a 2004 – PRÉ-VESTIBULAR RAÍZES PARA AFRODESCENDENTES E CARENTES

Projeto de reforço escolar visando a inserção de jovens afrodescendentes e carentes na universidade, co a participação de 240 estudantes, em parceria com a ONG Educafro.

2002 a 2009 – OPORTUNIDADES PARA TODOS

Cursos de Informática e manutenção de micro-computadores, no âmbito da inclusão digital, para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, tocado com recursos próprios da entidade. Participaram 20.000 pessoas.

2003 e 2004 – QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO DIGITAL

Cursos de Informática e Direitos Humanos voltado ao público afrodescendente e pessoas carentes, visando a inserção no mercado de trabalho, a 400 jovens e adolescentes, em convênio com o Ministério da Justiça, o Ministério da Cultura e o Centro nacional de Cidadania Negra.

2007 – CONSÓRCIO SOCIAL DA JUVENTUDE

Habilidades básicas (ética, cidadania e valores humanos) e inserção dos jovens no mercado de trabalho, para 2.000 jovens e adolescentes em convênio com o Ministério do Trabalho e a ONG Oxigênio.

2000 a 2007 – FESTIVAL DE CULTURA RAÍZES

Eventos de cultura, entretenimento e fomento da cultura afro-brasileira, voltado à comunidade em geral, com a participação de 50.000 nos cinco anos de realização do evento, parte com recursos próprios e parte do Ministério do Turismo.

2007 e 2008 – QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL DA POPULAÇÃO AFRO-BRASILEIRA

O primeiro projeto especial de cursos de qualificação profissional e inserção dos jovens no mercado de trabalho para 240 jovens e adolescentes afrodescendentes em convênio com a SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

2008 – QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL

Qualificação na área de turismo no Alto Tietê, para 200 jovens e adolescentes, em convênio com a Fundação Banco do Brasil, um projeto de cursos de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

2008 e 2009 – SERVIÇO DE ACOLHIMENTO

Acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco e violência – de 0 a 18 anos de idade, em Ferraz de Vasconcelos, com 60 crianças abrigadas, realizado com recursos próprios, parcerias com Prefeitura Municipal o lar Betânia e doações de pessoas físicas.

2008 e 2009 – CONSÓRCIO SOCIAL JUVENTUDE ATIVA

Cursos de qualificação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho, no período entre Agosto/2008 e Maio/2009, englobando 5.000 participações, em convênio com o Ministério do Trabalho e Avepema.

2008 a 2010 – ESTÁGIO JÁ

Programa de inserção de jovens no mercado de trabalho através de estágio, voltado a estudantes secundaristas e universitários, um projeto auto-sustentável do Raízes que beneficiou 500 estudantes.

2010 – AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL

Programa de desenvolvimento, fomento, execução e assessoria em ações e projetos de desenvolvimento social através de oficinas que propiciam desenvolvimento humano através do esporte, educação e cultura, para 500 jovens e adolescentes, em parceria de cooperação técnica com o Sport Club Corinthians Paulista.

2010 a 2012 – ESCOLA LEGAL

Educação Integral através de oferta de oficinas pedagógicas de artes e esportes, dentre outras, no contra-turno escolar para alunos da educação infantil e ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino, com a participação de 1.425 estudantes da rede municipal de Cubatão-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal daquele município.

2011 – ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EMPREENDIMENTOS POPULARES E SOLIDÁRIOS

Assessoria técnica para identificação dos pontos críticos e elaboração do plano de ação das demandas prioritárias para 30 EES (Empreendimentos Econômicos Solidários), em parcerias com empreendedores sociais do município de Mauá-SP, com 30 participantes, em convênio com a Prefeitura de Mauá.

2011 a 2012 – PROJETOS BÁSICOS

Estudos e pesquisas