História

Fundado em 1999, o INSTITUTO DE CIDADANIA RAÍZES (Instituto Raízes), é uma organização social civil sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover e desenvolver o ser humano nos aspectos educacional, cultural, esportivo e social, tendo como premissa ampliar as oportunidades ao indivíduo. Atuamos em parceria com gestores públicos e privados, educadores, pesquisadores, empreendedores e outras organizações a fim de formular políticas públicas e práticas sócio-educativas baseadas em vivências práticas.

Há 18 anos, atuamos no que se pode chamar a vanguarda do movimento social de base. E desde cedo, elegemos a educação como mola propulsora do nosso movimento. Ao impulsionar as pessoas produzimos desenvolvimento, principalmente das massas menos favorecidas da sociedade. O Brasil se formou como um país exclusivista, favorecendo sempre a parcela mais abastada. No entanto, o trabalho das entidades sociais é justamente furar este bloqueio através da Educação, proporcionando conhecimento e formação pessoal e profissional. Desenvolvendo e empoderando as pessoas, ajudamos a possibilitar que o Brasil tenha justiça social, liberdade, saúde universalizada e dignidade a todo o povo.

Educar é um desafio que, desde cedo optamos por assumir. Hoje, contabilizamos mais de 300 mil pessoas que já passaram por nossos cursos, programas, projetos, convênios, parcerias ao longo desses 18 anos. Com mais maturidade, projetamos um futuro onde o alcance do Raízes se expandirá para todo o país.