Cultura

 

  • O Instituto Raízes, em seus primórdios, teve a cultura como objetivo principal. Com o passar do tempo as outras faculdades foram entrando em nosso escopo de atuação na medida em que adquiríamos conhecimento, know-how e visibilidade. Muitos projetos fazem parte do portfólio do Raízes:
  • Fazendo Arte: nosso primeiro projeto, entre 1999 e 2003, promoveu inserção sócio-cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em Ferraz de Vasconcelos: 1.200 jovens.
  • Festival Cultural Raízes: de 2000 a 2007, um evento de cultura, entretenimento e fomento da cultura afro-brasileira, pelo Convênio 564/2007, com o Ministério do Turismo, através do qual 50.000 pessoas, na Região Metropolitana de São Paulo (Capital e Alto Tietê) participaram com atividades diversas.
  • Tributo a Zumbi dos Palmares (2012): evento que reuniu uma série de shows artísticos, culturais, oficinas e palestras, realizado em Brasília-DF, com a participação de 10.000 pessoas, reverenciando a memória de Zumbi dos Palmares e em alusão ao Dia da Consciência Negra. Convênio com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
  • Criação do Portal Raízes (2010 a 2016): portal sobre a história e a cultura afro-brasileira, que proporciona a capacitação continuada de estudantes e educadores através do sistema de Ensino à Distância (EAD), participação de 50.000 alunos nos 26 Estados da Federação. Convênio 707.114/2009, com a SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
  • Escola de Samba Raízes: criada como expressão do braço cultural do Instituto, o grêmio cultural e escola de samba participou dos desfiles oficiais de Carnaval em Ferraz, e foi importante para o desenvolvimento da cultura sambista, atuando na formação da liga das escolas de sambas locais. Hoje, está a cargo de outra instituição, a Casa de Cultura Raízes, que também foi oriunda do Instituto.