Assessoria de projetos

PROJETO DE LEITURA

A proposta de elaboração de projeto de leitura, pelas professoras, está orientada para o conhecimento de narrativas literárias e para o desenvolvimento do comportamento de futuros leitores, para isto, valorizando o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.

Tem como objetivos:

  • Desenvolver o hábito de escutar histórias. Promover momentos de prazer em grupo. Estimular o imagi- nário
  • Propiciar o contato com textos de qualidade literária.
  • Parte-se do princípio que por meio de atividades lúdicas a leitura de histórias estimula a memória auditi- va e a linguagem oral das crianças.
  • Fazer o vinculo família.

 

PROJETO CANTAR E DANÇAR É SÓ COMEÇAR

Levando em consideração que “as crianças interagem com a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam en- quanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical” (RCNEI, 1998), o Projeto Cantar e Dançar é só Começar está orientado para o desenvolvimento da sensibilidade, da capacidade de concentração e de memorização da criança, através da exploração de sons e de movimentos corporais, utilizando se dos conhecimentos de Walter Gutdeusch, que aborda o que é a Educação Musical Infantil, a necessidade de uma metodologia global.

Tem por objetivos:

  • Proporcionar diferentes possibilidades de exploração dos sons, através da experimentação de diferentes ritmos e instrumentos musicais;
  • Possibilitar a exploração de movimentos, através da dança, da imitação e invenção de gestos corporais;
  • Desenvolver a memória através da música;
  • Desenvolver e ampliar vocabulário através da música.

 

PROJETO FAZENDO ARTE

O Projeto Fazendo Arte está orientado para a exploração de formas, cores e texturas como forma de expressi- vidade artistica da criança, buscando assegurar “a indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, lingüística, ética, estética e sociocultural da criança”, conforme orientação contida nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010).

 Tem por objetivos:

  • Conhecer diferentes objetos e materiais através da exploração de suas características e possibilidades de manuseio;
  • Entrar em contato com diversas formas de expressão artística, tais como desenho, pintura e escultura; Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão.

 

PROJETO SESSÃO DE CINEMA- HISTÓRIAS DIGITAIS

Esse Projeto visa atender o Art. 26, parágrafo 8º, da LDBEN, que dispõe sobre a obrigatoriedade da exibição de filmes de produção nacional, como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.

As professoras devem elaborar plano de atividades que contemplem a exibição de filmes infantis brasileiros, através de Sessão de Cinema realizada uma vez por semana, além de histórias infantis. O Projeto deve estar relacionado ao desenvolvimento dos eixos curriculares e, para isto, o plano de atividades deve conter objetivos, conteúdos, procedimentos e avaliação.

 

  • PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS

O Projeto Jogos Matemáticos está orientado para ”o aprender” através do brincar, tendo em vista que a criança aprende brincando. Além disso, de forma lúdica o jogo estimula o raciocínio lógico e a criatividade, favorecendo o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e a interação e o respeito pelos amigos.

O Projeto tem por objetivo desenvolver a capacidade de:

  • Conhecer cores, números, formas geométricas e noções de grandeza;
  • Memorizar e lembrar;
  • Escolher dentre várias opções;
  • Encontrar solução para pequenos problemas; e cooperar com as demais crianças.

 

PROJETO JOGOS COOPERATIVOS

O Projeto Jogos Cooperativos está relacionado ao desenvolvimento das habilidades física e cognitiva da criança, através da aquisição de:

  • Aprimoramento da coordenação motora;
  • Valores como respeito, disciplina, cooperação, autonomia, responsabilidade consigo e com os outros;
  • Capacidade física, como força, resistência, velocidade e tonificação dos músculos;
  • Capacidade aeróbica;
  • Confiança em si e no outro, autocontrole e tranqüilidade.

 

PROJETO BRINCANDO NO PARQUE

O Projeto Brincando no Parque tem por objetivo possibilitar o desenvolvimento de habilidades tais como:

  • Equilibro;
  • Flexibilidade;
  • Autocontrole;
  • Confiança; e
  • Autonomia.

 

PROJETO MINHA HORTA, MEU JARDIM (LEI 9.394, DE 20/12/1996 (LDB – LEI DE DIRETRIZES E BASES)

A Lei 9.795/99 estabelece que a Educação Ambiental deve estar presente, de forma articulada, em todos  os níveis e modalidades do processo educativo, respeitando em suas diretrizes nacionais aquelas a serem complementadas discricionariamente pelos estabelecimentos de ensino (artigo 26 da LDB) com uma parte diversificada exigida pelas características regionais e locais, conforme preceitua o princípio citado no 4º, inciso VII da Lei 9.795/99, que valoriza a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais e nacionais, e o artigo 8º, incisos IV e V que incentivam a busca de alternativas curriculares e metodológicas na capacitação da área ambiental e as iniciativas e experiências locais e regionais, incluindo a produção de material educativo.

Neste sentido o Maternal Jardim Ambiental tem o propósito de trabalhar, desde a primeira infância a educa- ção ambiental, proporcionando a criança o contato com a natureza além disso o Projeto Minha Horta, Meu Jardim visa o contato da criança com a natureza através do desenvolvimento de horta e jardim suspensa.

Tem por objetivo:

  • Observar o desenvolvimento de um ser vivo;
  • Cuidar da natureza;
  • Valorizar o meio ambiante;
  • Sustentabilidade.

 

E MUITOS OUROS PROJETOS…